O Instituto Ricardo Brennand além de ser um belo lugar é um rico acervo histórico e cultural, as obras de arte lá exposta são belíssimas, o acervo de armas brancas é encantador, posso dizer que é um excelente lugar pra passar uma tarde com a família, com os amigos ou com os alunos.
Enquanto não dava a hora de entrar umas fotos pra conter a ansiedade e discontrair..E enfim a entrada. O Castelo é indescutívelmente belo, cada local nos causa uma imensa vontade de ficar lá. Ele é dividido em duas partes, a das artes e a das armas brancas, porém as duas arrancaram suspiros em meus alunos e em mim que já voltei lá mais umas duas vezes e ambas foram como na primeira vez, é muito bom gosto.
O detalhe no cachorro com armadura era sinônimo de poder.
As armaduras mediévais remontam o tempo dos grandes guerreiros.
Uma pequena pausa para reunir o grupo para ir para o outro bloco.
Michelangelo esculpiu esta obra quando tinha apenas 26 anos. O imenso bloco de mármore havia sido encomendado para que o escultor Duccio ali talhasse a figura de um profeta. Com o falecimento deste repentinamente, a pedra ficou à espera de outro escultor. Quando Michelangelo terminou a escultura, um grupo de artistas - entre os quais estavam Leonardo, Botticelli, Filippino Lippi e Perugino - foi indagar de Michelangelo onde deveria ficar a estátua. O mestre indicou a praça central de Florença. O povo da cidade, chocado com a nudez da figura, lapidou a estátua, em nome da moral.
Perfeita, tanto do ponto de vista técnico quanto anatômico, a obra se transformou num símbolo de Florença. Hoje, ela foi substituída na praça por uma cópia. Davi olha ao longe como se o combate com o gigante estivesse prestes a acontecer. A ausência da cabeça de Golias – algo comum em representações da mesma cena por outros artistas - concorda com esta interpretação. O rapaz está tenso, mas não angustiado. Seu ar desafiador mostra a 'ação em suspenso' que era característica das esculturas de Michelangelo.
Nos olhos pode-se ver uma das provas da imensa genialidade do mestre. Ele perfurou a região da pupila dos olhos em forma de (V), como um casco de cavalo, de maneira que quando a luz incide sobre os olhos transversalmente, ilumina mais a área ressaltada (o V), deixando na penumbra a região cavada. Isto dá um efeito extremamente realista aos olhos, que parecem brilhar com o espírito do Rei guerreiro.
Quando não tinha máquina fotográfica, era comum encomendar a artistas a escultura do busto.
As esculturas despidas valoriza o corpo humano, a artista era avaliado pela riqueza dos detalhes das esculturas. Eles chegavam a estudarem cadáveres para entender melhor o funcionamento do corpo humano, sua musculatura, tendões, etc.
Apolo e Dafne é uma das esculturas mais famosas de Gian Lorenzo Bernini (1598 - 1680), grande Escultor do barroco italiano. A escultura original encontra-se na Galleria Borghese, Roma, Itália.
A lenda conta que Apolo, o mais belo deus do Olimpo, autoconfiante com seu arco de prata, irrita o Cupido com sua arrogância. Assim, o Cupido teria lançado duas flechas, uma de amor em Apolo e outra de chumbo na ninfa Dafne, filha do rio-deus Peneu, que afastava o amor.
Doente de amor, Apolo começou o assédio sobre Dafne, que recusando todos os pretendentes, não deixou de recusar o belo deus. Apolo então começou uma perseguição a Dafne, que corria desesperada pela floresta tentando evitá-lo. Ele estava cada vez mais próximo de seu objetivo quando Dafne suplica ao seu pai, ao vê-lo entre as árvores, que parasse com o sofrimento. Peneu então, vendo que Apolo já tocava os cabelos da filha, a enfeitiça. Dafne sente seu corpo adormecer, sua pele se transformando em casca, os cabelos em folhas, os braços enrijeceram e viraram galhos, os pés fincaram-se no chão virando raízes.
A Vênus de Milo, popularmente conhecida como a estátua sem braço
Com tanta beleza exposta, de vez em quando alguém se impolga e posa pra foto.
Isso é só um pequeno resumo do que tem pra ser contemplado no Instituto Ricardo Brennand.
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